Santa Catarina inova ao criar Rede de Inteligência do Turismo

Santa Catarina passará a contar com uma Rede de Inteligência do Turismo, composta inicialmente pela Fecomércio SC, Fecam e UFSC, em parceria com a Santur. O protocolo de intenções foi assinado nesta quarta-feira (14), durante a reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, na 32º Encatho & Exprotel, no CentroSul.


O objetivo da Rede é promover a cooperação entre as entidades do Estado para trabalharem em conjunto na geração de inteligência de mercado para o turismo, com produção de estudos e pesquisas, além da sistematização, análise e monitoramento de indicadores do setor.

O compartilhamento de dados e conhecimento vai gerar valor para toda a cadeia do turismo, segundo o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “O potencial turístico do Estado é indiscutível, mas faltava sinergia entre os atores ligados à atividade. Quem gera dados e conhecimento precisa estar alinhado àquele que emprega, quem desenvolve política pública tem que saber o que o município necessita para desenvolver sua vocação turística e promover seus destinos”, afirma.

Segundo ele, outras entidades ligadas ao setor também poderão fazer parte da Rede futuramente. Com informações e dados em mãos, os órgãos poderão alinhar políticas públicas, ter mais assertividade nas ações desenvolvidas e antecipar cenários e tendências do setor, consolidando o turismo como um eixo estratégico de desenvolvimento econômico de Santa Catarina.

“Trata-se de um momento importante para todo o setor, principalmente para a competitividade, projeção de novos negócios e a organização de todas as instituições envolvidas na cadeia do turismo do nosso Estado”, pontua a presidente da Santur, Flávia Didomenico.

Conforme o diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, esta iniciativa dará uma visão clara sobre o setor, com dados mais precisos e atualizados através da rede de informações entre as entidades do trade. “A ABIH-SC é parceira e terá uma participação importante tanto para contribuir com dados, quanto para receber e distribuir estas informações aos associados”, comenta.

Painel de indicadores

Durante a reunião da Câmara também foi apresentado em primeira mão um dashboard de indicadores compilados pelo Observatório do Turismo, plataforma em operação desde janeiro deste ano que será incorporada à rede. No painel interativo é possível visualizar informações completas sobre o mercado do turismo no Estado, desde dados sobre número de empresas a tráfego da aviação civil nos aeroportos do estado. O painel será atualizado constantemente com informações compartilhadas por entidades parceiras e o trade turístico.

As Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do Turismo, que representam 12 regiões do Estado, também apresentaram as ações que estão sendo desenvolvidas no projeto Turismo Catarinense em Movimento.

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