Foz do Iguaçu lança o 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & SPA, marcado para junho
Foz do Iguaçu aposta no termalismo para atrair outro tipo de turista, aquele que procura unir o lazer aos cuidados com a saúde e a beleza. Uma das primeiras iniciativas para se firmar ainda mais nesta área é a realização do 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & SPA, um evento que acontecerá em paralelo à 11ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, nos dias 15, 16 e 17 de junho, no Rafain Expocenter. O lançamento do Salão ocorreu nesta terça-feira (15), no Porto Kattamaram, um dos atrativos do Complexo Turístico Itaipu.
O 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & SPA contará com um espaço de mil metros quadrados e capacidade para 50 estandes, destinado à exposição de destinos termais e para empresas que produzem equipamentos para SPAs. O salão terá ainda outros eventos, já confirmados, como a apresentação da 16ª Feira Internacional de Turismo Termal – Termatalia, que será entre 29 de setembro e 1º de outubro, no México. Foz do Iguaçu é candidata a sediar a edição de 2018.
A apresentação reuniu representantes da Termatalia na Espanha, Brasil e Argentina, do trade turístico de Foz do Iguaçu e até de destinos termais brasileiros, como Poços de Caldas.
O coordenador do Festival de Turismo das Cataratas, Paulo Angeli, disse que “o termalismo é uma atividade de relevância e é a nossa vocação”. E afirmou: “Não sei por que não tínhamos pensado nisso antes. Estamos atrasados e precisamos recuperar o tempo perdido”.
Além da feira e da apresentação da Termatalia 2016, o 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & SPA O também terá na programação uma conferência sobre o código de águas minerais e termais, que está em tramitação no Congresso Nacional, e um minicurso, voltado para docentes, que será ministrado por especialistas do termalismo.
Destino termal
A região de Foz do Iguaçu, turística por excelência, tem também, naturalmente, a vocação de destino termal, porque está assentada sobre o Aquífero Guarani, a maior reserva subterrânea de água doce do mundo. As águas do aquífero, ricas em sais minerais e outros elementos, têm propriedades medicinais e terapêuticas e já são aproveitadas para o turismo do bem-estar e da saúde.
O mercado do termalismo
Estima-se que a indústria de SPA (do latim “Sanitas Per Aquas”, ou saúde pela água), que envolve terapias e técnicas de cura e bem-estar complementares (como naturopatias), conte com mais de 50 mil centros, resorts de saúde, estâncias e balneários. Este setor atende mais de 4 bilhões de pessoas, emprega 15 milhões e movimenta por ano mais de US$ 250 bilhões. Só os SPAs do segmento das fontes hidrominerais ou termais movimentam anualmente cifras que ultrapassam US$ 50 bilhões.
A Organização Mundial da Saúde considera a hidroterapia ou termalismo como medicina tradicional, além de medicina alternativa complementar, desde 2000. No Brasil, o termalismo social ou crenoterapia é reconhecido pelo Ministério da Saúde como prática medicinal integrativa e complementar (PIC – Portaria MS 971/2006). O Ministério das Minas e Energia relaciona o termalismo à balneoterapia, crenologia ou medicina hidrológica, além da indústria de água mineral engarrafada e energia geotérmica.
Já o Ministério do Turismo classifica o termalismo como segmento temático da saúde e bem-estar, descrito desde 1992 como relacionado à visitação a centro medicinais e de terapias naturais em estações de tratamento (estâncias climáticas, hidrominerais ou balneares). Esses locais representam, atualmente, o quarto principal motivo de visitação (10% do total) dentre todos segmentos turístico nacionais.
O mercado brasileiro de SPAs possui receita anual superior à R$ 370 milhões, com aumento de 10% ao ano, em mais de mil estabelecimento, que empregam mais de 8.700 terapeutas no País. Os principais interesses pelas atividades de SPA, especificam-se ao bem-estar, relaxamento, beleza, estética, alimentação, banhos e saunas.
A apresentação reuniu representantes da Termatalia na Espanha, Brasil e Argentina, do trade turístico de Foz do Iguaçu e até de destinos termais brasileiros, como Poços de Caldas.
Além da feira e da apresentação da Termatalia 2016, o 1º Salão Brasileiro de Turismo Termal & SPA O também terá na programação uma conferência sobre o código de águas minerais e termais, que está em tramitação no Congresso Nacional, e um minicurso, voltado para docentes, que será ministrado por especialistas do termalismo.
Destino termal
A região de Foz do Iguaçu, turística por excelência, tem também, naturalmente, a vocação de destino termal, porque está assentada sobre o Aquífero Guarani, a maior reserva subterrânea de água doce do mundo. As águas do aquífero, ricas em sais minerais e outros elementos, têm propriedades medicinais e terapêuticas e já são aproveitadas para o turismo do bem-estar e da saúde.
O mercado do termalismo
Estima-se que a indústria de SPA (do latim “Sanitas Per Aquas”, ou saúde pela água), que envolve terapias e técnicas de cura e bem-estar complementares (como naturopatias), conte com mais de 50 mil centros, resorts de saúde, estâncias e balneários. Este setor atende mais de 4 bilhões de pessoas, emprega 15 milhões e movimenta por ano mais de US$ 250 bilhões. Só os SPAs do segmento das fontes hidrominerais ou termais movimentam anualmente cifras que ultrapassam US$ 50 bilhões.
A Organização Mundial da Saúde considera a hidroterapia ou termalismo como medicina tradicional, além de medicina alternativa complementar, desde 2000. No Brasil, o termalismo social ou crenoterapia é reconhecido pelo Ministério da Saúde como prática medicinal integrativa e complementar (PIC – Portaria MS 971/2006). O Ministério das Minas e Energia relaciona o termalismo à balneoterapia, crenologia ou medicina hidrológica, além da indústria de água mineral engarrafada e energia geotérmica.
Já o Ministério do Turismo classifica o termalismo como segmento temático da saúde e bem-estar, descrito desde 1992 como relacionado à visitação a centro medicinais e de terapias naturais em estações de tratamento (estâncias climáticas, hidrominerais ou balneares). Esses locais representam, atualmente, o quarto principal motivo de visitação (10% do total) dentre todos segmentos turístico nacionais.
O mercado brasileiro de SPAs possui receita anual superior à R$ 370 milhões, com aumento de 10% ao ano, em mais de mil estabelecimento, que empregam mais de 8.700 terapeutas no País. Os principais interesses pelas atividades de SPA, especificam-se ao bem-estar, relaxamento, beleza, estética, alimentação, banhos e saunas.
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