Festival de Turismo das Cataratas 2015 bate recordes de negócios e visitantes
A décima edição do Festival de Turismo das Cataratas foi um
sucesso de negócios e público. Na abertura, o ministro Henrique Alves prometeu
lutar pela manutenção da quota de US$ 300,00 em compras no exterior. Maioria
dos expositores promete retornar em 2016.
TERMO PARA DEFINIR O FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS 2015:
SURPREENDENTE
É extremamente gratificante participar de eventos de turismo
e, ao preparar a matéria sobre o mesmo, encontrar um adjetivo — ou um
substantivo — capaz de ancorar todo o trabalho. Tive esta felicidade depois de
vivenciar a edição 2015 do Festival de Turismo das Cataratas, dias 18 e 19 de
junho agora, no Município de Foz do Iguaçu, extremo Oeste do Estado do Paraná.
E o termo escolhido não poderia ser outro: surpreendente.
Surpreendeu ser atendido, na chegada — e, ao final, entre o
hotel e o aeroporto —, pela empresa de receptivo Loumar Turismo, mesmo ela não
tendo obrigação quanto a isso. Surpreendeu rever aquela cidade 12 anos depois:
ruas limpas, trânsito livre, atrativos sinalizados etc. Surpreendeu a
hospedagem do Wyndham Suítes, abrindo suas portas naquela semana. Surpreendeu a
eficiência dos transfers feitos pela Cidade das Águas.
Surpreendeu a atenção, conhecimento, cordialidade, dedicação
e total pontualidade da guia de turismo que nos acompanhou por todo o tempo:
Vera Lúcia Birck — a “Alemã Batata”. Acho que, se ela pudesse, ficaria ao nosso
lado 24 horas por dia. Surpreendeu a qualidade da narrativa sobre os 106 anos
da história do Município, os diversos atrativos e muitas curiosidades locais
durante o lançamento do city tour em ônibus panorâmico.
Surpreendeu a atuação de Cyntia Braga, acompanhando o fam
press dos blogueiros e jornalistas convidados para cobrir o acontecimento. Além
de assessora de Imprensa do Festival das Cataratas, presta serviços para a
Itaipu Binacional, responde pelo jornal da Conscienciologia e administra o
único hostel design da região. Consegue fazer tudo isto sem demonstrar qualquer
sinal de estresse, não importando o problema que se apresente.
Surpreendeu o Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel:
conforto, estrutura e qualidade abrigando estandes e atividades paralelas.
Surpreendeu uma realização tão profissional quanto esta, longe do eixo das
grandes cidades brasileiras. Surpreendeu a riqueza da ampla grade de
apresentações, encontros, palestras, reuniões e seminários, enriquecedoras do
currículo de todos aqueles que tiveram oportunidade de aproveitar.
Assim, a par de tudo isso relatado antes, não surpreendeu o
empresário Paulo Angeli, criador e organizador do Festival de Turismo das
Cataratas, afirmar, mesmo sem ter as planilhas com os números finais em suas
mãos, terem sido batidos todos os recordes de presença de público e volume de
negócios — dados que vêm sendo tabulados, ano a ano, desde 2006. Disse isso a
partir da sua experiência de 10 anos à frente dos trabalhos.
A mesma opinião foi expressada por Gilmar Piolla,
superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, patrocinadora deste
empreendimento desde quando nasceu. E acrescentou: “O Festival das Cataratas é
a maior prova da vitalidade do destino Foz do Iguaçu, muito além de apenas
turismo de compras. Sem perder este que é a base do nosso crescimento, podemos
fazer muito mais em lazer e, principalmente, nos eventos.”
(Créditos, matéria do jornalista João Zuccaratto. Divulgando e Replicando desde o Blog- Turismo daqui para o Mundo da jornalista, Mariza Ortiz Carvalho).
MAIORIA ESMAGADORA DOS EXPOSITORES DE 2015 GARANTE VOLTAR EM
2016
A melhor prova do sucesso do Festival de Turismo das
Cataratas 2015 está no fato de que a maioria esmagadora dos atuais expositores
manifestou intenção de retornar em 2016, segundo revelou Paulo Angeli. E ele
aproveitou para adiantar: “Aliás, a data já está definida: 15 e 17 de junho.
Vamos trabalhar para ampliar ainda mais nossos focos principais:
sustentabilidade em todos os segmentos, questões sociais e e-marketing.”
Além de promover networking entre participantes e
incrementar vendas entre agentes e operadores, o Festival de Turismo das
Cataratas contribuiu para Foz do Iguaçu ficar em evidência na mídia nacional durante
toda a semana. E durante reunião dos ministros de Turismo dos países do
Mercosul e mais o Chile, com participação do presidente da Embratur, Vinícius
Lummertz, a cidade reivindicou apoio federal a diversos projetos.
Um dos mais importantes é o Beira Foz, buscando a
reurbanização de 34 quilômetros das margens dos rios Iguaçu e Paraná. Ele será
a primeira experiência de um novo modelo de desenvolvimento do turismo que o
Governo Federal estudo adotar para todo o País. Esta iniciativa deve ganhar a
adesão da Argentina e do Paraguai, podendo levar à revitalização de ambos os
lados das fronteiras do Brasil com aquelas duas outras nações.
Também presentes, diretores-gerais brasileiro e paraguaio de
Itaipu, Jorge Samek e James Spalding; presidente da Embratur, Vinícius
Lummertz; secretário de Turismo do Paraná, Douglas Fabrício; chefe da
Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai em Ciudad del Este, Sofia Montiel de
Afara; e secretários de Turismo de Estados e capitais, além de muitos
presidentes das entidades representativas do setor no Paraná e no Brasil.
Em seu discurso, Henrique Alves prometeu que, aprovado o
projeto de criação de Áreas Especiais de Interesse Turístico, a região de Foz
do Iguaçu será a primeira beneficiada. O projeto do Ministério do Turismo, a
ser enviado ao Congresso Nacional, prevê para esses espaços, em palavras do
ministro, “uma tributação mais simples, mais facilidade para o licenciamento
ambiental e muito mais segurança jurídica para os investidores.”
É importante ressaltar que Henrique Alves não foi a Foz do
Iguaçu apenas para abrir o Festival. Ele dedicou espaço na agenda para conhecer
um pouco sobre aquele destino e, na sua fala, revelou ter ficado encantado com
a Usina de Itaipu, que ele não conhecia. Outro elogio foi para o Parque
Nacional do Iguaçu. Aproveitou para lançar um desafio: “Nesta confluência de
três países, é preciso somar e agregar em favor de toda a região.”
O ministro Henrique Alves afirmou ainda que vai lutar pela
manutenção da cota de US$ 300 para compras de mercadorias no exterior, por via
terrestre. Ao final do seu discurso afirmou: “Em Brasília, vou dizer com
clareza: não consigo entender que benefício traz para o País, para o Governo
Federal, para a arrecadação, a redução para US$ 150. Em vez dos US$ 300,
devemos é aumentar para US$ 500” — concluiu sob muitos aplausos.
VÍDEO EXIBE IMAGENS DAS CATARATAS E DE ITAIPU POR TODO O MUNDO
Durante a solenidade, foram exibidos diversos vídeos, mas um deles teve destaque bem especial. Produzido em tecnologia 4K, mostra cenas da Usina de Itaipu e das Cataratas do Iguaçu. Ele será exibido em todas as lojas que vendem televisores de nova geração da marca Samsung, ao redor do mundo. Também foi apresentada a mais recente edição do Guia Quatro Rodas, com o tema Foz do Iguaçu & Compras no Paraguai e Argentina.
Expositores e visitantes do Festival de Turismo das Cataratas elogiaram a evolução do evento, já sendo apontado como um dos maiores e melhores do Brasil. Eles destacaram o sucesso de público, tanto em quantidade quanto em qualidade, e a organização da feira de negócios e das atividades paralelas. Esta opinião veio tanto de agências de viagens e operadoras, quanto de companhias aéreas, estudantes, hotéis, restaurantes, transportes…
A República Dominicana estreou no Festival de Turismo das Cataratas motivada pela oportunidade de promover seus atrativos entre os brasileiros. O diretor da Oficina de Turismo deste país caribenho no Brasil, René Contreras, muito satisfeito, resumiu: “O evento surpreendeu principalmente pelas diversas caravanas, vindas de vários Estados e do exterior. Elas mostraram a imensa força de Foz do Iguaçu no contexto nacional.”
Sofia Montiel de Afara, dirigente da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai em Ciudad del Este, ressaltou a maior quantidade de profissionais do turismo em relação às edições anteriores: “Foi o melhor de todos os anos. Divulgamos nossas atrações, como o Salto Monday, e nossa cultura para um público estratégico.” Os paraguaios mostraram estar preparados para sediar eventos diversos, principalmente na região Sul da nação.
Vindo do Rio Grande do Norte, o gerente comercial do Visual Praia Hotel, Marcelo Godeiro, disse que a participação atingiu o objetivo. Ele entrou em contato direto com Estados emissores de turistas para o Nordeste, “em especial Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.” Já a proprietária da Interação Viagens e Turismo, Cícera Santana, divulgou o Mato Grosso do Sul e gostou da maior presença de agentes e operadores.
Do Rio Grande do Sul, o coordenador de Promoção Turística da Secretaria de Turismo de Gramado, Luiz Kraieski, avaliou a décima edição do Festival das Cataratas como excelente e profissional. “A organização mesclou muito bem o perfil de expositores e público.” O presidente da Santa Catarina Turismo, Valdir Walendowsky, frisou que a qualidade do evento melhorou bastante, “sendo muito interessante para os expositores.”
Presente nas 10 edições do Festival, o Governo do Paraná reuniu diferentes atrações do Estado no estande. A coordenadora de Eventos da Paraná Turismo, Vânia Climinácio, fez questão de destacar a realização de 2015 como a melhor de todas já acontecidas: “Notamos claramente uma grande visitação, em sua maioria profissionais interessados sobre destinos e expositores qualificados para interagir com este público. Nota 10!”
Orlando Ferreira, da Open Air Travel Turismo, de São Paulo, gostou da variedade de países expositores. “A feira tem bom tamanho, organizada e fácil de visitar. Voltaremos, com certeza.” Cléverson Haragão, da Oxxi Turismo, de Curitiba, considerou o Festival bem “interessante e equilibrado.” Alessandra Marques, da Joy Trip Turismo, de Foz do Iguaçu, definiu como “excelente, com expositores atraentes e material de qualidade.”
IMAGENS DA EDIÇÃO 2015 DO FESTIVAL DE TURISMO DAS CATARATAS
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