A força dos Congressos para o turismo local
Não é de hoje que falamos da
força em movimentar pessoas através dos eventos, e os congressos tem sido prova
de que isso funciona, - Uma segmentação turística que move milhares de pessoas
pelo mundo e de forma muitas vezes, itinerante.
A realização de grandes eventos e
o potencial de crescimento do setor para a economia do turismo no Brasil. Como “As
feiras e o Turismo de Negócios têm capacidade de agregar valor aos destinos
na medida em que se permite o intercâmbio de experiência, a transferência de
tecnologias e o aumento de aprendizado dos participantes.
O turismo no Brasil tem acelerado
e tem ganho credibilidade: tem se profissionalizado e quem ganha mesmo é, as cidades, os municípios que sediam estes congressos. Ganham em receber. O Turismo reforça o seu papel
como um dos grandes atores, na recuperação da economia.
Segundo pesquisa da
Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), foram realizados cerca de
600 mil eventos em todo o Brasil em 2013. As feiras, os seminários, os
congressos, as convenções, os simpósios e os grandes encontros de negócios
movimentaram mais de 200 milhões de pessoas. Um dado real.
Os congressos nacionais e os
internacionais são ótimas oportunidades de se construírem redes de
relacionamentos (os administradores chamam de “networking”). Fato importante
para a inserção de estudante e de profissionais do mercado. A
possibilidade de estar próximo ao mercado profissional é hoje o grande
diferencial entre as pessoas de sucesso, e as que ainda não lograram êxito em
suas profissões;
No caso do Congresso de
Jornalistas da Abrajet Nacional que está com data marcada para os dias 25 a 28
de maio, e que será realizado no Rio de Janeiro - Búzios. Quem ganha com este
congresso? Certamente o município, a cidade e o estado por sediar este evento
que é formado por profissionais do jornalismo especializado de turismo, são
pautas trabalhadas minuciosamente onde promovem e executam em forma de experiência
as atividades turísticas do local.
E por ser assim: estes
profissionais investigam a real potencialidade e reais vocações turísticas a
nível municipal, estadual, regional, nacional e internacional, tendo em vista
seu desenvolvimento, infraestrutura dentro das classes socioeconômica e seus
impactos ambientais. Visualizando e vivenciando reais viabilidade turística,
para divulgação dos roteiros de viagem e de eventos nos meios de comunicação.
Fonte: Jornalista - Mariza Ortiz
Carvalho
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