COPA DAS CONFEDERAÇÕES, O PRIMEIRO
SALTO PARA O TURISMO
Da
Rio+20, no ano passado, aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro
em 2016, o Brasil percorrerá uma trilha luminosa de megaexposição do país em
todo mundo. Trata-se de uma chance inédita na história do Brasil de projeção de
seus atributos no mundo. Tardaremos gerações e gerações para conseguirmos um
novo momento histórico deste, em que os principais megaeventos do mundo
aconteçam em um intervalo de poucos anos em nosso país.
Flávio Dino, presidente da Embratur
Do ponto
de vista do turismo, essa megaexposição que já estamos tendo é um diamante
bruto. Bilhões de reportagens, fotos no Facebook, comentários no Twitter e
conversas de mesa de bar no mundo todo sobre nosso país, nossos costumes,
tradições, língua, enfim, nosso jeito de ser, nossa cultura. É esse burburinho
que, muitas vezes, desperta no turista o desejo de conhecer um país. E é aí que
atua a Embratur, onde tenho orgulho de trabalhar.
Nossa
missão, como órgão de promoção do Brasil é mostrar a milhões de estrangeiros em
todo o mundo que nosso país é um lugar sensacional para passar férias com a
família e amigos ou mesmo para organizar um congresso ou convenção. Por isso, o
momento de megaexposição do Brasil no exterior para a Embratur é algo tão
importante. Traduzindo para a linguagem comercial: cria o ambiente para que
vendamos o nosso produto.
Por isso,
em minha gestão, criei o Goal to Brasil, uma forma inovadora de promover o
Brasil. Em vez de disputar espaço nas feiras de turismo com outras dezenas de
destinos, a Embratur passou a organizar eventos próprios, com cerca de 200
operadores de turismo cada, em que eles passavam por um dia de verdadeira
imersão no Brasil. Informações sobre destinos turísticos, comidas típicas e
cultura de cada região. Em 12 meses, foram cerca de 2.800 operadores
contactados.
Para o
período específico da Copa das Confederações, estamos realizando 15 press trips
– visitas guiadas para jornalistas – com objetivo de mostrar os eventos que
ocorrem no mês de junho em todo o país.
O
objetivo é que, após essas viagens, vários veículos internacionais publiquem
reportagens no exterior dando dicas sobre esses atrativos turísticos para que
sejam conhecidos durante a Copa do Mundo do ano que vem. Com isso, queremos
estimular o turista que virá ver os jogos de 2014 a conhecer o maior número
possível de cidades brasileiras.
Na área
das tecnologias e da comunicação virtual, estamos preparando um novo site de
promoção do Brasil que auxiliará o turista a preparar sua viagem totalmente
pela internet. Além disso, o viajante tem a possibilidade de conhecer
virtualmente todos os estados e destinos turísticos brasileiros.
A
Embratur também colocou à disposição dos turistas um aplicativo para
smartphones, o Brasil Mobile que funciona como um guia turístico. O aplicativo
tem informações sobre as cidades-sede da Copa e ainda ensina ao turista
estrangeiro algumas frases básicas em português.
Mas, todo
esse esforço de nada adiantará se não forem oferecidos preços competitivos ao
turista que venha ao nosso país. Por esse motivo, esta semana que passou,
encaminhei à Secretaria de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça os
casos de aumentos abusivos em tarifas hoteleiras para a Copa do Mundo e Copa
das Confederações.
Todo esse
investimento público está sendo feito para garantir um ciclo duradouro de
crescimento do fluxo turístico no Brasil. Esse esforço de toda a nação, que
paga seus impostos, não pode ser jogado fora pela ganância de um punhado de
empresários, que pretende obter lucro máximo no mínimo de tempo. Se o turista
que vier para a Copa ficar com a imagem de um destino caro, essa marca pode
durar décadas. É contra isso que estamos lutando na Embratur.
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