ECONOMIST DESTACA CRESCIMENTO DO TURISMO DE NEGÓCIOS NO BRASIL
Estudo apontado pela revista britânica
avalia que viagens nacionais e internacionais farão Brasil passar Itália,
França e Reino Unido em viagem de negócios
Nota da
coluna de turismo da revista The
Economist – a
principal publicação especializada em economia no mundo – destaca estudo da
consultoria GBTA (Global Business Travel Association) apontando as grandes
perspectivas para o setor de turismo de negócio no Brasil.
O texto
destaca que o país vive um ótimo momento do turismo doméstico no segmento de
negócios, que este ano deve crescer 12,9%, movimentando US$ 27 bilhões.
“Atualmente, as viagens domésticas dominam o mercado brasileiro de turismo no
segmento negócios. Mas, com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos no horizonte,
novas oportunidades vão aparecer e mais empresas devem se interessar por esse
mercado”, afirma a nota da Economist. O estudo avalia que, nos próximos dois
anos, o Brasil deve superar Itália, França e Reino Unido no mercado de turismo
de negócios.
Para o
presidente da Embratur, Flávio Dino, o estudo aponta ótimas perspectivas para o
setor no Brasil. “As estimativas da GBTA vêm confirmar o nossa percepção a
partir dos números do setor e do ranking da ICCA”,
avalia.
WTM e ICCA
Um dos indicativos de sucesso no mercado de negócios e eventos é a
participação do Brasil no ranking da Associação de Congressos e Convenções
(ICCA, pela sigla em inglês). Em seu último relatório, a instituição apontou
que o Brasil subiu duas posições no ranking, de 9º para 7º colocado – sendo o
único da América Latina entre os 10 primeiros. Ao todo, o país recebeu, em
2011, 304 eventos classificados como internacionais segundo os critérios da
ICCA – o que representou um crescimento de 10% em relação ao ano anterior,
quando foram realizados 275 eventos.
Desde
2003, quando a Embratur passou a cuidar exclusivamente da divulgação do destino
Brasil, o número de eventos ICCA foi multiplicado por cinco. “Outro bom sinal é
mais que dobramos, desde 2003, o número de cidades que recebe eventos ICCA, o
que, além de ser um fato positivo para o desenvolvimento local, é importante
porque mostra que mais destinos estão se capacitando para receber esses
eventos”, avalia Dino.
Outro sinal da expansão do mercado de viagens de negócios é a captação
da feira britânica World Travel Market Latin (WTM), para o Brasil. Em abril
deste ano, pela primeira vez será realizada, em São Paulo, a World Travel
Market Latin America, principal feira do setor de Viagens e Turismo da América
Latina, um evento voltado para operadores que promove a América Latina para o
mundo e o mundo para América Latina. A WTM Latin America será realizada anualmente na
capital paulista, polo econômico do continente, e contribuirá com
o volume de negócios realizados para setor de Viagens e
Turismo, bem como para o posicionamento do continente latino
americano como uma das regiões mais importantes do mundo.
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Deixe seu comentário: