Enoturismo impulsiona setor turístico do Chile



O enoturismo vem se consolidando como uma das modalidades de viagem que mais crescem no mundo nos últimos anos. Mesmo em países como o Brasil, com menos tradição em vinicultura, o resultado apurado pela Aprovale (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, RS) aponta crescimento de 345% no número de visitantes entre 2001 e 2010.

No Chile, a maior potência do vinho na América do Sul, os “enoviajantes” estão ajudando a refazer o mapa da indústria do turismo no país. A principal mudança nesse cenário é que o enoturismo não se limita mais à visita aos campos de vinhedos e à prova do vinho. Os roteiros estão cada vez mais sofisticados e exclusivos, oferecendo uma experiência para todos os sentidos, mesclando belas paisagens com história, tradição e modernidade na produção dos melhores vinhos sul-americanos.

O sucesso dessa iniciativa que fez que surgissem, no Chile, verdadeiros complexos turísticos, que contam com hotéis, restaurantes, opções de lazer, espaços para festas e eventos e atividades ao ar livre como caminhadas e cavalgadas. Em contrapartida, segundo os próprios produtores, o enoturismo fortalece o posicionamento da marca e da imagem dos produtos da vinícola, configurando-se assim como um beneficiador mútuo.

Degustar, conhecer o processo de fabricação e armazenamento e aprender sobre a harmonização com pratos da alta gastronomia, são alguns dos interesses despertados nos visitantes. Desfrutar do ambiente rural, conversar com os produtores e vivenciar o estilo de vida dos apaixonados por vinho completam a gama de atrativos. 

Paraíso a uma hora de Santiago

A vinícola Matetic, localizada a menos de 100 quilômetros de Santiago, no Chile, é o local ideal para quem já gosta ou está começando a se interessar pelo enoturismo. Além da produção de sete diferentes tipos de vinhos de alta qualidade - os tintos Pinot Noir, Syrah e Winemakers Blend, os brancos Chardonnay, Sauvignon Blanc, Sauvignon Blanc Coastal, e Gewurztramine -, há ainda hospedagem requintada no hotel La Casona, um antigo casarão colonial, que possui sete apartamentos elegantemente decorados, de onde é possível avistar os belíssimos vinhedos e jardins da região. O empreendimento conta ainda com o restaurante Equilíbrio, onde o chef Matías Busto prepara deliciosos pratos, e uma loja chamada “El Emporio”, onde são encontrados os vinhos da Matetic, queijos, mel e produtos de lã, entre outros.

Mais informações sobre a vinícola e o hotel podem ser obtidas no site www.mateticvineyards.com ou nos telefones (+56) 2 2231.5620 e (+56) 9 9738.9368.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC

Praias de nudismo em Santa Catarina

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.