24º Festuris já tem 95% dos espaços comercializados


No lançamento do evento, organizadores confirmaram 400 estandes e mais de 2 mil marcas expostas


 Em uma noite de festa e muita comemoração, o 24º Festival do Turismo de Gramado (Festuris) foi lançado ontem (9), no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. Os organizadores confirmaram que 95% dos espaços do Serra Park já estão comercializados, somando 400 estandes e mais de 2 mil marcas. Os diretores Marta Rossi, Marcus Vinícius e Eduardo Zorzanello destacaram a entrada do mercado asiático na feira, expandido a internacionalização do evento. Também foi apresentada a programação oficial (veja abaixo). Mais de 500 pessoas prestigiaram o tradicional encontro realizado com trade, autoridades e imprensa. Foram entregues 34 prêmios aos convidados.
Participaram da solenidade de lançamento a secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira; a presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav/RS), Rita Vasconcelos; o secretário de Turismo de Porto Alegre, Raul Mendes da Rocha; o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi; o presidente da Associação Brasileira de Jornais de Turismo do Rio Grande do Sul (Abrajet), João Carlos de Mello D’Ávila; e o presidente da Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), José Batista de Mello Filho; entre outras autoridades.

INCLUSÃO SOCIAL

Reconhecida como uma das mais importantes feiras de “business to business” para o turismo na América do Sul, o Festuris está consolidado também pela reflexão em torno de temas de relevância para o mercado, como a necessidade de inclusão social. Ao desenvolver os salões de Acessibilidade e GLS, permite ao trade conhecer as novidades desses setores e busque a excelência no atendimento. “Não são apenas espaços de negócios. São causas que o evento assumiu para sensibilizar os empresários sobre a urgência da adaptação para suprir essa demanda”, diz Marta Rossi.
O Salão de Acessibilidade está entre os lançamentos de 2012. Considerado um setor deficiente, pede medidas urgentes para receber os turistas no Brasil. “Estamos às portas de grandes eventos mundiais, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, mas a preparação de hotéis e espaços públicos e privados ainda deixa muito a desejar”, ressalta Marta. Somente no País, são 45 milhões de pessoas portadoras de alguma deficiência, sem considerar idosos, gestantes e crianças.
Já o Salão GLS traz consigo a marca do maior mercado consumidor de turismo mundial. Segundo dados da Associação Brasileira de Turismo GLS (ABRATGLS), o turista gay gasta em média 30% a mais que o convencional. Além disso, 36% pertencem à classe A e 57% têm nível superior no Brasil. E a tendência se repete em todo o mundo, com um público exigente, que busca diferencial nos lugares que visita. O coordenador-geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Wilken Souto, explica que o MTur tem o desafio de melhorar a cadeia produtiva do turismo para atender este público “Nosso trabalho é sensibilizar os gestores públicos e privados para que entendam o valor cada vez maior do segmento GLS para o desenvolvimento turístico.”

O CONGRESSO

A direção do Festuris e a Abav/RS estão fazendo um importante chamamento para a presença dos participantes nas duas manhãs de congresso, nos dias 23 e 24 de novembro, no Centro de Convenções do Serrano Resort. A presidente da Abav/RS, Rita Vasconcelos, destaca a necessidade dos agentes de viagens se atualizarem sobre os temas. “Buscamos painelistas e assuntos de interesse, como práticas de encantamento do cliente, tecnologia e as mudanças no mercado da aviação com as fusões. Ainda temos o tema acessibilidade, que tem sido muito destacado por envolver um público que cada vez mais busca espaço no turismo.”
Entre os temas do congresso, a diretora do festival Marta Rossi lembra que tem sido crescente a preocupação do mercado brasileiro com as fusões. “É essencial essa discussão em torno das fusões e alianças, cada vez mais frequentes no segmento. As empresas se aglutinam para abrir ações no mercado ou para buscar facilidades dentro do setor. Essas mudanças exigem um novo pensar. Entre os exemplos, estão as fusões de companhias aéreas, em que ainda não foi possível ao mercado avaliar suas consequências.”

O FESTURIS

Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor. Recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 24º Festuris se realiza de 22 a 25 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.

24º Festival do Turismo de Gramado - De 22 a 25 de novembro - Serra Park - Gramado
Salões: 10º Salão de Ecoturismo e Turismo Aventura / 9º Salão de Tecnologia para o Turismo / 8º Salão de Turismo Rural / 7º Salão de Turismo Saúde / 6º Salão de Turismo Esotérico, Místico e Religioso / 5º Salão de Turismo Cultural / 4º Salão GLS / 1º Salão da Acessibilidade para o Turismo / 1º Salão de Enoturismo.


Fotos: Cleiton Thiele/Serra Press
Foto 01: Diretores Marcus Vinícius, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello
Foto 02: Mais de 500 pessoas prestigiaram a festa em Porto Alegre
Foto 03: Autoridades acompanharam a direção do evento no lançamento

Postagens mais visitadas deste blog

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC

Praias de nudismo em Santa Catarina

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.