24º Festuris já tem 95% dos espaços comercializados
No lançamento do evento, organizadores confirmaram 400 estandes e mais
de 2 mil marcas expostas
Participaram
da solenidade de lançamento a secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira; a
presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens do Rio Grande do Sul
(Abav/RS), Rita Vasconcelos; o secretário de Turismo de Porto Alegre, Raul
Mendes da Rocha; o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi; o presidente da
Associação Brasileira de Jornais de Turismo do Rio Grande do Sul (Abrajet),
João Carlos de Mello D’Ávila; e o presidente da Associação Rio-grandense de
Imprensa (ARI), José Batista de Mello Filho; entre outras autoridades.
INCLUSÃO SOCIAL
Reconhecida
como uma das mais importantes feiras de “business to business” para o turismo
na América do Sul, o Festuris está consolidado também pela reflexão em torno de
temas de relevância para o mercado, como a necessidade de inclusão social. Ao
desenvolver os salões de Acessibilidade e GLS, permite ao trade conhecer as
novidades desses setores e busque a excelência no atendimento. “Não são apenas
espaços de negócios. São causas que o evento assumiu para sensibilizar os
empresários sobre a urgência da adaptação para suprir essa demanda”, diz Marta
Rossi.
O Salão
de Acessibilidade está entre os lançamentos de 2012. Considerado um setor
deficiente, pede medidas urgentes para receber os turistas no Brasil. “Estamos
às portas de grandes eventos mundiais, como a Jornada Mundial da Juventude, a
Copa do Mundo e as Olimpíadas, mas a preparação de hotéis e espaços públicos e
privados ainda deixa muito a desejar”, ressalta Marta. Somente no País, são 45
milhões de pessoas portadoras de alguma deficiência, sem considerar idosos,
gestantes e crianças.
Já o
Salão GLS traz consigo a marca do maior mercado consumidor de turismo mundial.
Segundo dados da Associação Brasileira de Turismo GLS (ABRATGLS), o turista gay
gasta em média 30% a mais que o convencional. Além disso, 36% pertencem à
classe A e 57% têm nível superior no Brasil. E a tendência se repete em todo o
mundo, com um público exigente, que busca diferencial nos lugares que visita. O
coordenador-geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Wilken Souto, explica
que o MTur tem o desafio de melhorar a cadeia produtiva do turismo para atender
este público “Nosso trabalho é sensibilizar os gestores públicos e privados
para que entendam o valor cada vez maior do segmento GLS para o desenvolvimento
turístico.”
O CONGRESSO
A direção
do Festuris e a Abav/RS estão fazendo um importante chamamento para a presença
dos participantes nas duas manhãs de congresso, nos dias 23 e 24 de novembro,
no Centro de Convenções do Serrano Resort. A presidente da Abav/RS, Rita
Vasconcelos, destaca a necessidade dos agentes de viagens se atualizarem sobre
os temas. “Buscamos painelistas e assuntos de interesse, como práticas de
encantamento do cliente, tecnologia e as mudanças no mercado da aviação com as
fusões. Ainda temos o tema acessibilidade, que tem sido muito destacado por
envolver um público que cada vez mais busca espaço no turismo.”
Entre os
temas do congresso, a diretora do festival Marta Rossi lembra que tem sido
crescente a preocupação do mercado brasileiro com as fusões. “É essencial essa
discussão em torno das fusões e alianças, cada vez mais frequentes no segmento.
As empresas se aglutinam para abrir ações no mercado ou para buscar facilidades
dentro do setor. Essas mudanças exigem um novo pensar. Entre os exemplos, estão
as fusões de companhias aéreas, em que ainda não foi possível ao mercado
avaliar suas consequências.”
O FESTURIS
Considerada
a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de
negócios turísticos mundiais, o Festival do Turismo de Gramado é voltado
exclusivamente a profissionais do setor. Recebeu em sua última edição
aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem
da América do Sul. O 24º Festuris se realiza de 22 a 25 de novembro, no Serra
Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.
24º Festival do Turismo de Gramado - De 22 a 25 de novembro - Serra Park
- Gramado
Salões: 10º Salão de Ecoturismo e Turismo Aventura / 9º Salão de Tecnologia
para o Turismo / 8º Salão de Turismo Rural / 7º Salão de Turismo Saúde / 6º
Salão de Turismo Esotérico, Místico e Religioso / 5º Salão de Turismo Cultural
/ 4º Salão GLS / 1º Salão da Acessibilidade para o Turismo / 1º Salão de
Enoturismo.
Fotos: Cleiton Thiele/Serra Press
Foto 01: Diretores Marcus Vinícius, Marta
Rossi e Eduardo Zorzanello
Foto 02: Mais de 500 pessoas prestigiaram a
festa em Porto Alegre
Foto 03: Autoridades acompanharam a direção
do evento no lançamento