Florianópolis é a oitava cidade mais criativa do País
Índice de criatividade das cidades, produzido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) aponta que Florianópolis é a oitava cidade mais criativa do país. O indicador é inédito e fornece informações relevantes para a adoção de medidas públicas, focadas na criatividade, capazes de gerar avanços efetivos no nível de competitividade e na economia desses municípios.
Para chegar ao índice, foram considerados fatores econômicos, sociais e de potencial criativo das 50 maiores cidades do País ao longo de 2011, coletando dados e cruzando informações com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O indicador evidencia que as cidades com melhores condições socioeconômicas têm maior potencial para atrair e reter talentos criativos. O que representa uma oportunidade real para impulsionar o desenvolvimento local com a expansão da economia criativa.
Florianópolis foi a 8ª colocada no índice geral. Porém, a capital teve grande destaque no indicador econômico, sendo a 2ª cidade com melhor desempenho nesse quesito, atrás apenas de Porto Alegre. Florianópolis também alcançou uma posição de destaque no indicador de criatividade, sendo a 6ª colocada. Entre os fatores que contribuíram para esse desempenho estão a alta renda per capita da população e o percentual de emprego criativo. Com uma população de 420 mil habitantes, Florianópolis possui mais de 500 empresas de software, hardware e serviços de tecnologia, que faturam cerca de R$ 1 bilhão.
Reconhecimento
O secretário municipal de ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico sustentável da prefeitura de Florianópolis, Carlos Roberto De Rolt, destacou a importância da pesquisa para a cidade. "O resultado do estudo está em sintonia com o crescente reconhecimento que Florianópolis, no cenário nacional e internacional, como capital da inovação. Esse é mais um indicador que comprova o potencial de Florianópolis como polo de desenvolvimento econômico e social", enfatizou De Rolt.
Em relação ao indicador social, a pesquisa indica que Florianópolis, quando comparado as demais cidades estudadas, precisa melhorar no que se refere ao saneamento básico.
Indicador
O indicador foi criado pela FecomercioSP, por meio do Conselho de Criatividade e Inovação, para agregar informações a este segmento que além de recente, conta com poucas informações disponíveis. A Assessoria Técnica da FecomercioSP destaca que trabalhar a economia criativa é fundamental para o desenvolvimento das cidades, e do País como um todo, já que essas atividades possibilitam um crescimento sustentado ao longo do tempo e tem grande potencial para contornar períodos de crise.
Para chegar ao índice, foram considerados fatores econômicos, sociais e de potencial criativo das 50 maiores cidades do País em 2011. Divulgação
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