A Valorização do profissional


A formação profissional inicial e continuada leva o individuo a ter uma visão mais abrangente das relações de trabalho e obviamente multiplica o saber e as qualificações do trabalhador.
É consenso também que o contato constante com novos valores e informações se tornaram central para quem quer garantir espaço no mercado de trabalho.


O profissional que consegue dar continuidade á sua formação e atualiza sempre seus conhecimentos através de cursos, leituras, reciclagens e diversificada experiência de trabalho tem chance de se tornar um profissional mais completo - hoje muito valorizado no mercado - e, dessa forma, ser alvo de cobiça das empresas que procuram profissionais mais qualificados.

Há que diga que no futuro as empresas competirão não apenas por clientes, mas também por melhores recursos humanos.

A idéia é que, num mercado competitivo, se as empresas não criarem uma cultura que valorize os profissionais, estes, com certeza, trabalharão para o concorrente - o que já ocorre explicitamente com os profissionais dos meios de comunicação e com os altos executivos.
Mas, afinal, o que uma empresa pode fazer para valorizar seus profissionais? 

Antes de tudo, deve contratar somente aqueles que se mostrarem dispostos a se comprometer com objetivos da organização. É importante que todo o profissional esteja envolvido emocionalmente com o trabalho e ciente de que ele próprio estará ganhando com o sucesso da empresa. Só assim dará o melhor de si, Em outras palavras, os profissionais precisam se sentir parte integrante da empresa e estimulada a solucionar problemas com os quais se deparam no dia - a dia.

Na verdade, cada componente da equipe de trabalho deve ter provas concretas de que desempenho um papel importante na empresa. Se ninguém dá a divida atenção a este profissional, como ele pode evoluir? Se ninguém reconhece seu trabalho, como ele pode se e motivar? Pagar melhores salários é apenas um dos caminhos para se reconhecer o trabalho de um profissional. 

Os reforços positivos são sempre incentivadores: de um simples elogio até benefícios oferecidos pela empresa-Exemplo disso, cursos de especialização, participações em congressos, seminários e etc. da participação nos lucros aos abonos salariais.

Segundo Claus Möller, especializado em recursos humanos, ”não é possível estimular pessoas a fazerem um trabalho cada vez melhor, aprimorar seus conhecimentos e assumir novas responsabilidades, sem pagar mais por elas”. Porem, não deixa de ser estimulante para o profissional saber que pode aprender muitas coisas novas em seu trabalho, não é mesmo?

“Colocar os profissionais em primeiro lugar para que eles façam o mesmo com os clientes, esse deveria ser o lema das empresas que visam à qualidade em prestação de serviços. Parece lógico: se os profissionais se sentirem valorizados e satisfeitos com o próprio trabalho, de cara, passarão esse sentimento para o cliente. Além disso, se tiverem consciência de que o cliente é o patrimônio mais importante da empresa, farão de tudo para servir-lo bem”.

Aproveito para aqui o espaço para ditar os dez mandamentos do trabalho em equipe.

1-Jamais subestime os pontos de vista dos integrantes de sua equipe.
2-Centrar sua atenção unicamente nas idéias.
3-Aprender a ouvir.
4-Buscar cooperação através do dialogo, da conversa.
5-Confiar em si mesmo e participar ativamente do trabalho em equipe, expondo suas idéias e opiniões com clareza.
6-Despertar a confiança dos demais integrantes da equipe.
7-Dominar as emoções fortes
8-Aprender a ceder.
9-Manter a postura ética nas relações com os integrantes da equipe.
10-Valorizar o acordo e o consenso.

























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