São francisco do Sul,- Uma das cidades mais antigas do Brasil
A 188 km de Florianópolis - no estado de Santa Catarina, está a cidade de São Francisco do Sul. Uma das mais antigas cidades do Brasil. Seu charme se concentra no casario que emoldura as estreitas ruas, calçadas com pedras, que resistem ao desgaste do tempo. As construções em estilo açoriano guardam sob suas paredes incontáveis, silenciosas histórias. Outras, já restauradas abrigam museus, teatro, restaurantes e casas comerciais.
Conta com principal Porto, dada a importância para a região, pelo transporte da produção graneleira até os navios de carga. Em 15 de abril de 1847, São Francisco do Sul recebeu o título de cidade e a região passou a abrigar grandes propriedades rurais. Com a Abolição da Escravatura, a agricultura entrou em decadência, mas em 1905 ocorreu um novo impulso econômico, com a construção do ramal ferroviário São Francisco/Porto União, ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul. A rede ferroviária até hoje é de fundame.
O Porto de São Francisco é o melhor porto natural do Brasil e de localização estratégica no Sul, principal gerador de economia para o município, ao lado do turismo que cresce e se aperfeiçoa a cada dia.
Uma caminhada pelo Centro Histórico de São Francisco do Sul é um encontro com o passado, ao longo das 150 construções tombadas pelo Patrimônio Histórico, gradativamente restauradas sob a supervisão IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça teve sua construção iniciada em 1699 com mão-de-obra escrava e argamassa feita com uma mistura de cal, conchas, areia e óleo de baleia, levando 150 anos para ser concluída.
Parte da história de São Francisco pode ser relembrada no Museu Histórico de São Francisco do Sul, instalado num prédio do século XIX, que outrora abrigava a Câmara e a Cadeia Pública. Seu acervo é composto de peças e objetos da marinha, móveis e utensílios domésticos, equipamentos industriais, ferroviários e de uso pessoal.
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Deixe seu comentário: