Liderança sob minha ótica
Em busca de assuntos pertinentes a liderança, encontrei alguns que: Sem
dúvida alguma nos fazem repensar de forma positiva. Acredito que ações tomadas
em conjunto solucionam rapidamente a falta e a carência de profissionais em área
relativa à hotelaria. Nós os brasileiros temos carisma, paixão. Isso é verdade.
Mas, contudo nos falta detectar e criar estas oportunidades. Encontrar líderes
que tenha a postura em liberdade de expressão e ao mesmo tempo sejam visionários,
nos faz refletir. Um tempo em que se precisam criar as oportunidades e
acreditar que os olhares de fora e suas experiências tem uma projeção empreendedora
e de liderança, porque o conhecimento elevado está muitas vezes baseado e
fundamentado em sua própria vivencia e experiência.
Fonte: Mariza Ortiz Carvalho - Jornalista e Guia de Turismo
Um estudo da Ten3 Global Internet Polls define as principais
características de um grande líder:
Visão – 35%
Energizar Pessoas – 33%
Comunicação – 19%
Carisma – 8%
Competência – 5%
Mas será que a conceituação de liderança é tão simplista assim?
Estive de 7 a 9 de fevereiro em Palm Beach/US, na Leadership Conference
da HSMAI (Hospitality Sales and Marketing Association International), associação
que estou apoiando a entrada no Brasil, e ouvi discussões interessantíssimas
sobre o assunto.
Além das características acima, eu adicionaria emoções como paixão,
coragem e autenticidade. Afinal, se estamos falando de um processo para
influenciar pessoas a trabalharem por um objetivo comum, é preciso profundo
envolvimento com a função.
Mas quais são os principais temas (ou dilemas) dos líderes hoteleiros e
o que pensam os grandes nomes da indústria de hotelaria no mundo?
Fonte: www.idigo.com
Formação de Líderes
Poucos líderes se envolvem verdadeiramente na função de desenvolver seu
“número 2”, ou, futuros substitutos. O medo de se tornar dispensável (a velha
insegurança) e a falta de preparo para oferecer um coaching adequado são os
principais motivos.
Para fazer um trabalho consistente nessa área é preciso identificar
jovens com caráter, visão e inspiração o mais cedo possível.
A partir daí, é preciso dispensar tempo e proporcionar condições para
expandir suas responsabilidades.
De acordo com Steve Bartolin, CEO e Chairman da The BROaDMOOR, "Liderança começa em como você trata as pessoas."
A palavra chave em um programa de sucessão é: EMPOWERMENT. Todo bom líder sabe que as pessoas querem crescer
e, dando-lhes suporte, poder, ferramentas e treinamento, eles vão desejar
adquirir novas habilidades e conhecimento. Não é segredo parar ninguém os
grandes feitos que alguém pode alcançar quando acredita em si mesmo.
E nunca esqueça que ser um bom gestor de pessoas não quer dizer fazer o
trabalho por elas, mas orientar e cobrar resultados. E eles só virão se seus
colaboradores compreenderem que são responsáveis pelos seus atos.
A Starwood, por exemplo, entende seus 150.000 funcionários como
"gestores da marca", ou seja, eles personificam a experiência do
estilo de vida da empresa. “Assim, conseguimos atrair e
desenvolver os melhores talentos da indústria”, diz Frits van
Paasschen, CEO da Starwood Hotels & Resorts.
Pessoas certas nos lugares certos
Rossi Ralenkotter, Presidente e CEO do Las Vegas Convention and Visitors Authority (LCVA), diz que "aprendemos cedo que
grandes organizações não são produtos, mas pessoas." E ainda
complementa: "O sucesso dos grandes líderes é
baseado em 3 pilares: comunicação, pessoas e trabalho em equipe."
Christopher J. Nasseta, Presidente e CEO da Hilton Hotels, complementa que uma visão sem as
pessoas certas é irrelevante. As pessoas certas não acham que têm um emprego,
mas responsabilidades. Elas se importam profundamente com o que estão fazendo.
Pessoalmente, como faço muitos treinamentos e dou aulas, claro que
acredito no desenvolvimento das pessoas. TODOS podem melhorar suas habilidades.
Entretanto, um processo de seleção bem feito te proporciona pessoas motivadas.
Uma dica vital nessa etapa é: procure pessoas "apaixonadas" pelo que
fazem.
Marcus Buckingham, autor do livro "Primeiro quebre todas as regras" (que eu
recomendo como livro de cabeceira para qualquer gestor) afirma a importância de
desenvolver os pontos fortes das pessoas. Nossa tendência é focar nos pontos
fracos e, consequentemente, gastar fortuna
s em treinamento com o objetivo de "consertar" a pessoa.
Você achou um absurdo o que escrevi? Tem certeza que não age assim como
líder? Então responda uma pergunta simples:
Quando seu filho chega em casa com o boletim da escola e sua notas são: 10
em Matemática, 8 em História e 5 em Português, qual sua primeira reação? Qual o
seu foco?
Pois é? Não é só você!
A reação natural é focar nos pontos fracos. Leve essa situação para os
feedbacks que você dá para sua equipe no dia a dia. Viu?
Portanto, mude seu foco, escute mais, motive sempre e coloque as pessoas
certas nos lugares certos.
Nunca me esquecerei de um Diretor que admitiu (com muita dificuldade,
pois não queria dar o braço a torcer) ter feito um movimento errado: promoveu
seu melhor recepcionista para Gerente de Recepção. Resultado: ele perdeu um
grande recepcionista e ganhou um líder medíocre.
E essa situação é mais comum do que se imagina e em empresas de qualquer
setor. O Departamento campeão em promoções erradas é o comercial. Sua estrela
de vendas não necessariamente tem o melhor perfil para liderar a equipe
comercial. Infelizmente, vemos muitos por aí.
Vamos fazer outro teste? Faça uma lista de todos seus funcionários (se
forem muitos, deixe os 10 que você tem mais contato) na coluna da esquerda por
ordem de performance. Na coluna da direita, ao lado dos nomes, numere com base
no tempo que você dispensa para cada pessoa.
Se os últimos da lista estão demandando mais o seu tempo, seu foco está
errado!
Solução? Faca uma autocrítica, dispense resquícios de paternalismo que
possam existir e, se necessário, não mantenha em sua equipe funcionários que
continuam abaixo da performance mesmo depois de treinamentos e coaching
apropriado.
Lembre-se que, se sua equipe não lhe proporciona sucesso, você não
poderá proporcionar sucesso para a empresa. O efeito é em cascata!
OBSERVE sua equipe! Muitas vezes você tem líderes naturais sendo
consumidos por trabalhos burocráticos. Deixe seus preconceitos de lado e,
independente da idade, experiência ou aparência das pessoas, foque nos seus
POTENCIAIS.
Desenvolvimento Pessoal
Ser um grande líder significa estar aberto a idéias.
J.W.Marriott, Jr., Chairman e CEO da Marriott International, nos dá um conselho
importante: "Sucesso nunca é o fim. Isso só
significa a necessidade de se reinventar e renovar a busca por inovação."
Rossi Ralentokker, já mencionado acima, reafirma que: "Qualquer um que se aventura na liderança sabe que nunca poderá parar de
aprender."
Lendo mais sobre os grandes líderes hoteleiros compreendi minha paixão
por escrever, dar aulas, palestras e treinamentos. Isso me força a armazenar o
conhecimento adquirido, dar sentido a ele e conseguir reinterpretar meu
aprendizado para ajudar os outros a serem mais eficazes no que fazem.
Mas é importante lembrar que a união ideal é do conhecimento com a
sabedoria, ou seja, colocar em prática o que sabemos.
Chip Conley, fundador e CEO da Joie de Vivre Hospitality diz que “devemos estar preparados para o
fracasso. A sabedoria é proveniente da experiência, e experiência vem do
fracasso.” Concordo!
Para finalizar, segue uma história de Conrad Hilton, fundador da Hilton Hotels, que
demonstra a confiança pessoal que ele passava para sua equipe.
A Rede Hilton, após fechar vários hotéis, quase foi forçada a pedir
falência durante a Grande Depressão nos EUA.
Foi quando Eddie, Capitão Porteiro de um dos seus últimos 2 hotéis, se
aproximou dele e disse: "Sr.Hilton, aqui
estão minhas economias. Quero lhe dar para que possa salvar esses últimos 2
hotéis. Eu sei que terei de volta, porque acredito no senhor."
Conrad usou o dinheiro para salvar os hotéis, e o resto, como dizem, é
história!
Fonte: www.thisrecording.com
Inspire-se sempre para que possam inspirar os outros!
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