Brasil discute a imagem do País no exterior
Tema será debatido em seminário que
contará com a presença de dois especialistas internacionais
Brasília será sede de um encontro destinado a debater e buscar novos
caminhos para a construção da imagem do Brasil dentro e fora do País. O
seminário “A imagem do País e a promoção turística internacional” será
promovido pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, e organizado pelo
Instituto Marca Brasil, nos dias 29 e 30 de novembro. Para contribuir com
as discussões, o evento terá a participação de dois especialistas no assunto, o
consultor espanhol Eulogio Bordas e o conselheiro político, Simon Anholt. A
ideia é preparar o setor turístico nacional para gerar estratégias de fomento
ao turismo em nível internacional.
O tema – a imagem do Brasil – é abordado pelo Ministério do Turismo
desde a sua criação em 2003. A partir disso, a Embratur passou a cuidar
exclusivamente da promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos,
serviços e produtos turísticos brasileiros para o mercado internacional. A
vinda dos especialistas ao país será uma oportunidade para que profissionais de
turismo, tanto do setor privado, quanto de órgãos públicos, troquem
experiências e tenham referências internacionais quando o assunto é a marca de
um país. “Queremos promover uma grande reflexão sobre os próximos passos da
construção da imagem do Brasil no exterior. Este é o momento de debater e
buscar informações para que estejamos preparados para os próximos desafios”,
explica o presidente da Embratur, Mário Moysés.
O seminário será pautado pelo novo momento em que o país se apresenta
como sede de dois grandes eventos: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos
e Paraolímpicos de 2016. “Agregar o nome e a marca ao esporte é uma estratégia
para disseminar a imagem positiva. O Brasil também poderá usar dessa diretriz
para maximizar os resultados da projeção e do desenvolvimento turístico que
passará nos próximos anos”, acredita Moysés.
Especialistas - Durante o
seminário, os participantes poderão ter contato com duas grandes referências do
turismo mundial. O espanhol Eulogio Bordas é CEO do The Tourism Consultants,
empresa líder de mercado na área dos serviços de consultoria em turismo e
hotelaria em Barcelona. Emprega mais de 40 especialistas no setor e já
trabalhou em mais de 20 países em todo o mundo. Atualmente, a empresa conta com
equipes destacadas no México, Dubai, Marrocos, Croácia, Albânia e na Espanha. A
Dream Resorts Factory faz parte da The Tourism Consultants, onde Bordas é o
presidente.
Já Simon Anholt é um conselheiro político independente, autor e
pesquisador. Especialista em reputação e identidade nacional, diplomacia
pública e percepções públicas das nações e cidades e regiões, trabalha em
colaboração com chefes de estado, governo, ministros, líderes do setor privado
e sociedade civil. Anholt desenvolveu os conceitos de “marca país” e
“placebrand”, lançou e agora edita a revista trimestral Place Branding and
Public Diplomacy, a única publicação acadêmica neste campo.
Além de palestrar, durante os períodos matutinos, os especialistas
participarão de painéis, nas tardes de cada dia, para debater temas como a imagem
do País e a relação com ações governamentais, o cenário competitivo nacional, o
planejamento e a promoção turística.
SERVIÇO
Seminário a Imagem do País e a Promoção Turística Internacional
Data: dias 29 e 30 de novembro
Local: Centro de Convenção Brasil 21
SHS Quadra 6, Lote 1,
conjunto A
Brasília – DF
Inscrições gratuitas: tatiana.dias@marcabrasil.org.br
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Deixe seu comentário: